No comments yet

O ANÚNCIO DO ANJO

 E o anjo lhes disse: Não temais, porque eis que vos trago novas de grande alegria, que será para todo o povo – Lucas 2.10

Não parece misterioso que Deus enviou a primeira mensagem do nascimento de Jesus para pessoas comuns em vez de enviá-las para príncipes e reis? Naquele instante Deus falou através de seu santo anjo aos pastores que estavam tomando conta das ovelhas nos campos de Belém. Este era um trabalho comum, feito por pessoas comuns. Mas Maria em seu cântico, o Magnificat, nos conta a verdadeira história: “Depôs dos tronos os poderosos e elevou os humildes; encheu de bens os famintos, despediu vazios os ricos” (Lucas 1.52-53). Que palavra para nossa geração!

A primeira mensagem do anjo para os pastores foi encorajá-los para que não tivessem medo. A presença de anjos sempre trouxe temor para aqueles que os receberam. Mas, a menos que eles tivessem trazendo uma mensagem de juízo, os anjos sempre falavam palavras animadoras. Eles aclamavam as pessoas para quem eles apareciam. Isto nos diz que a visita dos anjos é tremenda, alguma coisa neles causava temor ao coração humano. Eles representam a presença d’Aquele que grandioso e traz um frio na espinha. Mas quando o anjo acalmou os pastores, ele trouxe esta mensagem, que para sempre estará ligada à boa-nova: “Não temais, porque eis aqui vos trago novas de grande alegria, que será para todo o povo, pois, na cidade de Davi, vos nasceu hoje o Salvador, que é Cristo, o Senhor” – (Lucas 2.10).

Estas palavras contêm profundidade teológica impressionante. Cada palavra aqui, tem mensagem para um belo sermão. Mas veja que o anjo não prega o evangelho. Ele testemunha o evangelho e demonstra o irresistível interesse que os anjos têm pelo evangelho. As boas-novas foram que o Salvador tinha chegado. A humanidade precisava de alguém que a trouxesse de volta para Deus. Sangue de cordeiros não podia fazer isso de maneira eficaz e permanente. Mas o sangue do Salvador podia e pode. A boa-nova do anjo foi que Deus veio, e a redenção era possível. O Senhor visitou seu povo com a graciosa salvação. Que testemunho do evangelho foi esse!

Ore: Nosso Deus e Pai, celebro as boas-novas do nascimento de Jesus! Agradeço-te o testemunho dos anjos que reconhecem a divindade de Jesus e confirmam que ele é de fato o Filho amado que tu destes ao mundo como Salvador. Eu te louvo pela doce comunhão que tenho contigo por meio de Jesus Cristo, em nome de que eu oro. Amém.

Itaniel Silva
Pastor da IASD Central de Brasília

Post a comment

You must be logged in to post a comment.