No comments yet

JESUS NOSSO PASTOR

Como pastor, apascentará o seu rebanho; entre os braços, recolherá os cordeirinhos e os levará em seu regaço; as que amamentam, ele as guiará mansamente – Isaías 40.11

 

Aa figura maravilhosa de Deus como nosso pastor é encontrada em muitos lugares da Bíblia. Um dos salmos começa assim: “Ó pastor de Israel, dá ouvidos, tu, que guias a José como um rebanho (Salmo 80.1). É reconfortante saber que o Deus eterno, o Criador todo-Poderoso, curva-se para ser o pastor seu e meu.

Davi fez esse relacionamento algo pessoal em um dos salmos mais conhecidos no meio cristão: “O Senhor é o meu pastor” e Davi clama exultante: “Nada me faltará” (Salmo 23.1). O restante do salmo diz sobre a provisão do pastor enquanto ele nos conduz a pastos verdes, sua direção pelas veredas do bem e da justiça, (o que quer dizer o caminho certo), sua presença conosco no vale escuro. Por tudo isso Davi declara: “meu cálice transborda” (verso 5) –  das ilimitadas bênçãos de Deus.

O profeta Isaías acrescenta maior dimensão ao quadro quando diz: “Como pastor, apascentará o seu rebanho; entre os braços, recolherá os cordeirinhos e os levará em seu regaço; as que amamentam, ele as guiará mansamente” – Isaías 40.11. A figura aqui indica o delicado cuidado com o qual o Jesus Cristo nosso pastor sustenta seu povo na jornada e o forte amor com o qual ele nos envolve.

No Novo Testamento Jesus usa a mesma bela figura para aplica-la a si mesmo quando ele afirma: “Eu sou o bom pastor; o bom pastor dá a sua vida pelas ovelhas. Mas o que é mercenário, e não pastor, de quem não são as ovelhas, vendo vir o lobo, deixa as ovelhas e foge, e o lobo as arrebata e dispersa. […] Eu sou o bom pastor; conheço as minhas ovelhas, e elas me conhecem” (João 10.11-14).

Quero que você observe quatro qualidades que fazem de Jesus o Bom Pastor. Ele é o dono das ovelhas: elas pertencem a ele. Suas ovelhas custaram o seu sangue. Ele guarda as ovelhas: Nunca as abandona quando o perigo se aproxima. Ele conhece as ovelhas: conhece cada uma pelo nome e as guia conforme as forças da ovelha. Ele dá a sua vida pelas ovelhas: tal é a medida do seu amor.

Por tudo o que é o nosso Sumo Pastor, Jesus é digno de ser amado e seguido a cada passo.

Ore: Nosso Deus e Pai, tendo o Senhor como meu pastor nada me falta. Tu me procuras quando me perco e me conduz em segurança de volta ao lar. Tu me dás alimento, roupas e abrigo e me proteges dos inimigos. Sempre te seguirei, Senhor, em nome de Jesus, o Bom Pastor. Amém.

Post a comment

You must be logged in to post a comment.