No comments yet

HONRA DEVIDA AOS PAIS

Honra teu pai e tua mãe para que te vá bem, e sejas de longa vida sobre a terra – Efésios 6.2

Honrar é mais do que ter os pais em alta consideração. Honrar quer dizer atitudes práticas demonstradas por meio da valorização, atenção, relacionamento, obediência, submissão e cuidado. É dignificar o papel do pai e não envergonhá-lo e isto durante toda a sua vida.

O vovô idoso, sofrendo de mal de parkinson, morava com seu filho. Tinha seu quarto separado, mas fazia as refeições com os netos, a nora e o filho. Suas mãos tremiam e derrubava alimentos sobre a mesa. Uma noite enquanto comiam a colher escapou-lhe da mão. Tentando segurar a colher virou o prato de sopa que se partiu em mil pedaços. O filho irado disse: “Papai, eu não já não suporto mais. O senhor não consegue se comportar. A partir de amanhã o senhor fará suas refeições em seu quarto. No dia seguinte o filho deu um prato de madeira para o pai e ele passou a fazer as refeições em seu quarto sozinho.

Agora a mesa era mais calma e limpa. Dias mais tarde, o pai chegando do trabalho encontrou um de seus filhos trabalhando com um pedaço de madeira. Perguntou: “O que você está fazendo, meu filho?” – “Estou fazendo um prato de madeira”. – “Legal! E como você pensa em usá-lo”? – “Este prato não é para mim. É para você”, disse o filho. – “Legal! Talvez eu possa guardar frutas nele”, respondeu o pai.  – “Não. Este prato não é para você usar agora. Mas quando você for velho e derrubar comida na mesa, então eu vou lhe dar este prato de madeira para você comer sozinho em seu quarto”. Arrependido, aquele filho buscou seu velho pai. Pediu perdão pelo que fizera. O filho se lembrou que quando criança seu pai nunca o obrigou a comer fora da mesa da família quando derrubava comida na toalha. Naquela noite o vovô voltou para junto da mesa da família. A mesa era menos calma e limpa, mas todos estavam juntos.

Devemos honra aos nossos pais sejam eles vivos ou mortos. Morem eles perto ou longe. Sejam novos ou idosos. Tenham saúde ou estejam doentes. Sejam ricos ou pobres, crentes ou incrédulos.

Honramos nossos pais, não porque eles pedem isso, mas porque Deus exige isso de cada filho. Esta é maneira mais apropriada de dizer: Feliz dia dos pais!

Itaniel Silva
Pastor da IASD Central de Brasília

Post a comment

You must be logged in to post a comment.