No comments yet

A DISCIPLINA DA VIDA

Porque, assim como o corpo sem o espírito está morto, assim também a fé sem obras é morta – Tiago 2.26

As Escrituras ensinam que um cristão é aquele que crê em Cristo como Salvador e lhe obedece como Senhor. A confiança o leva ao Reino, mas a obediência e o amor a Deus são os símbolos da cidadania. A vida cristã é uma combinação de confiança e trabalho sério, luta pesada e esforço, recebendo e fazendo. Há o que Deus faz, e ha o que nós devemos fazer para nós mesmos. Isto é, em um sentido, como a colheita de trigo de um fazendeiro. O trigo germinar, crescer, frutificar a amadurecer é dádiva de Deus, mas trazer o trigo para o celeiro requer trabalho e
esforço vigoroso. Deus pode dar a uma pessoa o dom da música, mas ela precisará muita prática e disciplina para o dom tornar-se realidade e ser reconhecido e útil .

A salvação é uma verdadeira dádiva de Deus, mas há um sentido no qual nóse xercitamos nossa própria salvação com temor e tremor. A ação salvadora de Deus torna-se real através de nossa ação obediente. Deus é capaz de trabalhar em nós quando nós trabalhamos. Nós recebemos uma nova vida como um presente grátis, mas precisamos usar nosso presente se quisermos viver uma vida vitoriosa por meio da disciplina cuidadosa.

Encontramos muitos verbos no Novo Testamento que descrevem esse tipo de vida. Somos desafiados a lutar, combater, correr, sofrer, agonizar, dominar. Estes verbos mostram claramente o esforço árdua e uma vida cristã vigorosa. Quando vejo alguém que se diz crente, crê em todas as crenças e se chama de evangélico, mas ele não vive na prática uma vida de disciplina – sua vida não é caracterizada por quebrantamento, amor e obediência – , me vêm à mente as palavras de Jesus quando ele disse: “Pelos seus frutos os conhecereis”. Depois de ser nascidos de novo, devemos mostrar nossa fé pelas nossas obras. Como Tiago disse: “A fé sem as obras é morta”.

Ore: Nosso Deus e Pai, tu és o Autor da Salvação. Somente tu escreves nomes no Livro da Vida. Quero que meu nome esteja lá também, meu Pai. Ajuda minha fé em ti a transbordar em louvor, adoração, boas obras, obediência e amor ao próximo. No nome de Jesus, aquele que morreu para me salvar. Amém.

Itaniel Silva
Pastor da IASD Central de Brasília.

Post a comment

You must be logged in to post a comment.